O mercado ilegal de bebidas alcoólicas no Brasil é um problema sério, que coloca em risco a saúde da população e afeta a economia.
Um estudo realizado em 2018 pela Euromonitor International mostrou que o mercado clandestino atinge mais de 14,6% de todo o volume de vendas de bebidas alcoólicas no país. Entre os destilados, esse número é maior: chegou a 36% do total em 2021, após sucessivos aumentos durante a pandemia.
A ilegalidade gera diversos problemas, como aumento da criminalidade e perdas de arrecadação para empresas e governo, mas o principal deles é o risco para a saúde do consumidor. Bebidas falsificadas, por exemplo, são produzidas sem qualquer controle sanitário ou de qualidade, e utilizam ingredientes inadequados, mal acondicionados e muitas vezes impróprios para consumo humano.
Mas existem algumas características nas bebidas ilegais que são fáceis de observar e que podem ajudar você a se precaver e evitar os danos causados por esse tipo de produto.
Confira nossas dicas para fugir das bebidas ilegais:
1 – Fique atento às características do líquido
A aparência da bebida é um detalhe para o qual é preciso ter atenção. Ao comprar uma bebida alcoólica, verifique sempre se:
Descarte a compra ao notar qualquer destes sinais de alteração.
2 – Verifique os detalhes do rótulo
O rótulo e o contrarrótulo de uma garrafa de bebida alcoólica devem conter textos indicando:
Fique atento a rótulos com cores desbotadas ou descolando da garrafa, sinais de adulteração do produto.
3 – Desconfie de preços muito abaixo do comum
O preço do produto é outro indício importante. Não existe milagre: se encontrar uma bebida alcoólica com preço muito abaixo do que você costuma pagar, desconfie. Fuja de páginas duvidosas e compre sempre em sites e lojas de confiança.
Seguindo essas orientações, você evita os prejuízos das bebidas ilegais e se protege de potenciais riscos.