Postado em 2 de outubro de 2025
No primeiro dia de capacitação já foi contabilizada a participação de 11.925 estabelecimentos.
A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) se unem em um grande movimento para fortalecer a rede de proteção ao consumidor e fornecer informações práticas para comerciantes, bares, restaurantes e demais elos da cadeia de distribuição para combater a falsificação de bebidas alcoólicas.
A primeira iniciativa já colocada em prática é uma série de treinamentos com o objetivo de capacitar os profissionais do setor para identificar as características dos produtos autênticos, diferenciar dos falsificados e reforçar medidas de segurança, além de destacar a importância de comprar apenas dos canais oficiais. A expectativa é capacitar todas as casas e profissionais do setor. As sessões são diárias e começaram nesta quarta-feira, 01/10. Somente no primeiro dia foram capacitados 11.925 estabelecimentos. Os treinamentos são online, gratuitos e com certificado.
O treinamento envolve orientações detalhadas sobre como identificar falsificações em garrafas, tampas, rótulos e líquidos. Além dos aspectos técnicos, o treinamento alerta para os riscos legais e sociais do mercado ilegal. Estabelecimentos que compram de canais informais ou deixam de exercer cautela na aquisição de bebidas podem ser responsabilizados criminalmente.
Um ponto de destaque tratado é o descarte correto dos vasilhames vazios já que, segundo dados de operações policiais, as falsificações ocorrem utilizando garrafas originais reutilizadas. E fundamental que bares e restaurantes adotem políticas de descarte que incluam a destruição ou descaracterização dos rótulos evitando que embalagens legitimas sejam reaproveitadas.
Para o setor a iniciativa é uma ferramenta fundamental para interromper esse ciclo. “Proteger o consumidor e preservar a integridade do mercado depende do engajamento de todos os elos da cadeia. Treinamentos como este são fundamentais para garantir que apenas produtos autênticos cheguem ao mercado”, destaca Eduardo Cidade, presidente da ABBD.
Como representante do setor de bares e restaurantes, a Abrasel reforça este compromisso: “Assumimos a responsabilidade de orientar os estabelecimentos do setor sobre como agir em casos suspeitos, reforçando que a prevenção começa com informação correta. O objetivo do treinamento é orientar sobre os sinais de adulteração e protocolos de segurança, para que nenhum bar ou restaurante seja vítima de falsificadores e, principalmente, para proteger a saúde da população” afirma o presidente Paulo Solmucci. A presidente da Abrabe, Cristiane Foja, complementa “Desde o surgimento dos primeiros casos, a Abrabe intensificou sua atuação institucional. Reforçamos o apoio às fiscalizações e aumentamos os treinamentos para orientar funcionários, clientes, parceiros e consumidores, todos os elos da cadeia setorial, sobre o processo de identificação de bebidas falsificadas e a importância da legalidade e regularidade no setor. Ter essa parceria com a Abrasel e a ABBD permite que mais pessoas sejam orientadas para dar apoio ao setor e ampliar informações que são fundamentais para garantir a segurança para comercialização e consumo de bebidas alcoólicas”.
Além das capacitações, outras medidas estão em curso e buscam unir forças para a proteção da saúde pública e combate à falsificação que ameaça os negócios formais, empregos e gera perdas bilionárias em arrecadação tributária.
O setor unido segue atuando de forma propositiva, colaborando com as autoridades e instituições parceiras para proteger a sociedade, valorizar o setor produtivo formal e garantir um ambiente de negócios mais seguro e competitivo.
Contato Imprensa:
Barbara Lobato – agência bowler
61 98180-6999