Álcool é Álcool

Álcool
é Álcool

Uma dose de igualdade, por favor.

Em uma lata de cerveja (350 ml), em uma taça de vinho (150 ml), uma dose de bebida destilada (40 ml), todas as bebidas contêm aproximadamente 14 gramas de álcool. Essa é uma dose padrão.

Não existem bebidas “fracas” ou “fortes”.

Qualquer
uma deve ser consumida com moderação.

Para que serve a dose padrão?

pREVENIR O USO abusivo DE ÁLCOOL

Imagine uma ferramenta que ajuda você a entender exatamente quanto álcool está consumindo. Permite, ainda, que você acompanhe a quantidade de álcool puro (etanol) em cada bebida. Ao saber disso, você pode facilmente controlar o quanto está bebendo, sendo o primeiro passo para a moderação.

A dose padrão é uma referência para garantir que o consumidor tenha o conhecimento sobre a quantidade de álcool puro que ele está ingerindo, independentemente do tido de bebida alcoólica. Ela leva em consideração a quantidade consumida e, não apenas o tipo da bebida, uma vez que o etanol (álcool) presente é o mesmo, seja qual for o processo de produção. Dessa forma, quando se trata dos efeitos do álcool, cerveja, vinho e destilados, todos são iguais. Não há uma bebida da moderação, apenas a prática da moderação.

Como calcular 
uma dose padrão?

Na ABBD e no IBRAC consideramos como dose padrão os seguintes parâmetros:

fermentadas

Cerveja

350 ml

5% de teor alcóolico

VINHO

150 ml

12% de teor alcóolico

DESTILADAS

Cachaça

40 ml

40% de teor alcóolico

gin

40 ml

40% de teor alcóolico

Vodka

40 ml

40% de teor alcóolico

Whisky

40 ml

40% de teor alcóolico

Essa quantidade de bebida representa aproximadamente 14 gramas de álcool. Na prática, isso quer dizer que, ao consumir 350 ml de cerveja ou 150 ml de vinho ou 40 ml de cachaça ou outro destilado, ou seja, álcool é álcool independente da bebida ou a sua forma de produzir.

Quer saber mais?

Reproduzir vídeo

Se o álcool é o mesmo, por que os valores dos impostos não são?

Impostos de destilados podem ser 4x maiores que de fermentados Você sabia que, ao beber uma dose de whisky, gin ou vodka, o imposto* chega a quase 20%? Enquanto isso, na dose da cerveja, o percentual é de menos de 4%. Mas a quantidade de etanol em ambas as doses é exatamente a mesma.

*IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados.

Mas essa
diferença
pode mudar

Por mais variados que sejam os sabores das bebidas alcoólicas, todas têm características comuns:

Para que cada pessoa tenha o direito de escolher a bebida preferida de forma justa, os impostos devem ser iguais para fermentadas ou destiladas. Isso se chama isonomia tributária, ou seja, produtos equivalentes como esses devem estar sob as mesmas regras.

Todas as pessoas ganham

A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) se reuniram na campanha Álcool é Álcool. Assim, buscam informar consumidores que todas as bebidas alcoólicas são iguais e sobre a necessidade da isonomia e conscientizar quem tem o poder de mudar essa realidade: consumidores, produtores, legisladores e governantes — todos nós.

Uma dose de igualdade =

O acesso à informação com transparência derruba mitos, como o de que há bebidas “fortes” e “fracas”. Assim, cada pessoa pode equilibrar o número de doses ingeridas.

A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas nasceu em julho de 2021 a partir da união das cinco maiores empresas globais de destilados – Bacardi Martini, Beam Suntory, Brown Forman, Diageo Brasil e Pernod Ricard. A entidade representa um setor que tem valor de mercado na ordem de R$ 34,2 bilhões/ano¹ e impacta diretamente na geração de emprego e renda, além de um importante volume no recolhimento de impostos.

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais /regionais/ nacionais) do segmento produtivo. Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Entre suas atuações estão a realização de ações de defesa de interesses do setor produtivo no Brasil e no exterior, ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas e à concorrência desleal, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua indicação geográfica, em âmbito nacional e internacional. Mais informações em Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC

PROVA SOCIAL

NOME SOBRENOME

Prodissão

NOME SOBRENOME

Prodissão

NOME SOBRENOME

Prodissão

NOME SOBRENOME

Prodissão