Seja um bom anfitrião: 5 cuidados na hora de servir bebidas em casa

Artigo

Postado em 22 de abril de 2022

Ficar à noite em casa tornou-se um hábito durante a pandemia de Covid-19.  E mesmo com a volta dos bares e restaurantes, reuniões caseiras seguiram como opção para curtir uma boa noite na companhia dos amigos.

Além de boas risadas e comidas gostosas, bebidas alcoólicas costumam fazer parte desses eventos. E em casa, pode ser mais fácil beber mais em menos tempo, já que não há pressa, estão todos relaxados e sem preocupações com a conta no final da noite.

Evitar o consumo excessivo de álcool nessas ocasiões é importante e uma responsabilidade do anfitrião. Siga nossas dicas para que sua noite seja tranquila e divertida para todos e bom evento!

Sirva bebidas sempre acompanhadas de algo para comer

Sempre ofereça comida ao organizar uma reunião de amigos ou familiares. A alimentação retarda a absorção do álcool pelo organismo, e dá tempo para o fígado trabalhar. O fígado metaboliza uma dose padrão de álcool (cerca de 10g) por hora, o que equivale a 330ml de cerveja (teor alcoólico a 4%), 100ml de vinho (teor alcoólico 12%) ou 30ml de destilado (teor alcoólico 40%).

Use um dosador para preparar seus drinks

A melhor forma de ter noção do quanto se está bebendo é utilizar um dosador para preparar seus drinks ou mesmo servir vinho. Medidas feitas “no olho” tornam quase impossível saber a quantidade de álcool no copo – e como álcool é álcool, é a quantidade que importa para controlar o consumo, não o tipo de bebida.

Ofereça água e tenha bebidas não alcoólicas à disposição

Deixe água e bebidas não alcoólicas à disposição e com fácil acesso para os convidados. O ideal para evitar o consumo excessivo de álcool é alternar cada dose de bebida com um copo de água, por isso servir água para todos de tempos em tempos também é uma boa ideia.

Reabasteça os copos apenas quando estiverem vazios

Copos só devem ser reabastecidos quando estiverem vazios. Espere os convidados terminarem suas bebidas antes de servir outras. Isso irá ajudá-los a acompanhar o quanto estão bebendo ao longo da noite.

Incentive os amigos a não dirigirem

Bebida e direção não combinam. Incentive a carona solidária e o uso de transporte coletivo, e ofereça um lugar para ficar, caso alguém tenha esquecido essa regra básica.

E, por último, mas não menos importante, um aviso que não pode faltar: oferecer bebidas a menores é um crime sujeito a detenção e multa (Estatuto da Criança e Adolescente – Lei 8.069/90). Evite beber na presença de menores de 18 anos e nunca ofereça bebidas a eles.