Mindful Drinking: Explore o beber moderado e consciente

Artigo

Postado em 12 de setembro de 2021

Você pode ter ouvido falar sobre “mindful drinking” e o estilo de vida “sober curious”. Este movimento global está sendo liderado por jovens adultos preocupados com a saúde e agora é adotado por todas as idades. Mas o que exatamente isso significa e como podemos praticar essa nova mentalidade?

O QUE É “MINDFUL DRINKING”?

Mindful drinking ou “beber com atenção plena” é uma atitude. Quando você bebe com atenção, fica mais ciente de como o álcool afeta sua mente e seu corpo. E cabe a você decidir conviver com esses efeitos ou se está pronto para fazer uma mudança.

O QUE SIGNIFICA SER “SOBER CURIOUS”?

Ser “sober curious” significa questionar um pouco mais sobre quando, quanto e por que bebemos. E muito menos simplesmente “concordar” com a cultura de bebida que existe nas situações sociais – muitas vezes inconscientemente ou porque sentimos que isso é socialmente esperado de nós.

A cultura “sober curious” incentiva um estilo de vida sóbrio, mas também acolhe pessoas que não estão dispostas, prontas ou planejando parar de beber completamente.

COMO PRATICAR ESTES ESTILOS DE VIDA

  • Reconheça os gatilhos para hábitos pouco saudáveis

Uma situação social estranha? Um dia ruim no trabalho? Um evento onde você não conhece ninguém? Se sua resposta imediata for beber, reconheça isso e substitua por uma alternativa mais saudável na próxima vez que acontecer.

  • Lembre-se de que a escolha de beber – ou não beber – é somente sua

Cada pessoa tem uma motivação diferente para beber álcool e o mesmo se aplica a não beber. Muitos de nós estamos acostumados a ter de apresentar razões múltiplas (ou a inventar desculpas) para não beber em uma noite fora. Esteja certo de que esta é uma decisão que só você pode tomar por si mesmo e que os outros devem aceitá-la.

  • Reformule a sua percepção de sem álcool

Em vez de pensar que você perderá por não beber, pense em todas as coisas positivas que você ganhará. Ao escolher uma bebida sem álcool no lugar do seu drink habitual, você terá mais energia para se levantar e sair no dia seguinte e mais motivação para fazer o que planejou.

O ponto comum entre os dois movimentos é o questionamento do “por que” e “para que” beber. Avaliar seu comportamento em relação ao álcool vai ajudar a moderar o consumo e a beber com responsabilidade, além de descobrir como beber com consciência e viver bem.

Além da análise comportamental, uma medida que apoia no entendimento, e consequentemente, na moderação do consumo, é o conceito da Dose Padrão.

A Dose Padrão estabelece uma referência para a quantidade de álcool que está indo para o organismo, independentemente do tipo de bebida. Álcool é álcool, e seja qual for a bebida, o que se consome é exatamente a mesma molécula química: etanol.

Quando um adulto saudável opta por beber 30 ml de destilado (com teor alcoólico a 40%), 330 ml de cerveja (com teor alcoólico a 4%) ou 100 ml de vinho (com teor alcoólico a 12%), ele está ingerindo a mesma dose padrão, ou 10g de álcool.

Já para o consumo moderado de álcool, o parâmetro estabelecido no passado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de uma a duas doses por dia, e intervalos de no mínimo dois dias sem beber.

Leia mais: https://dosescertas.com.br/o-que-e-e-para-que-serve-uma-dose-padrao/

Adaptado de: https://drinkaware.ie/explore-sober-curious-and-mindful-drinking/